Este fórum está FECHADO.

    Resumo instrucional de combate com facas

    Compartilhe
    avatar
    Chaos
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 850
    Sporebucks : 816
    Reputação : 4
    Data de inscrição : 10/04/2010
    Idade : 19
    Localização : algum lugar nos quintos dos infernos,caçando emos.

    Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Chaos em Sex 05 Nov 2010, 1:06 pm

    Introdução

    Inicialmente, quero deixar bem claro que os conceitos abaixo expostos são de ordem prática, não sendo recomendável que um leigo ponha em uso qualquer colocação deduzida, até porque ferir ou matar alguém constituem crimes graves em qualquer ordenamento jurídico. Penso mesmo que este pequeno artigo é mais dirigido aos policiais e militares, que cuidam da ordem pública e da integridade da Nação.

    Muito se tem dito e escrito sobre combate com faca. Vários especialistas expõem suas técnicas e experiências, algumas realmente válidas e outras um pouco fora da realidade, já que teorizar o que o oponente fará nem sempre é o que ele de fato executa.

    De tudo isso uma coisa é certa: luta com faca não é esporte, não é arte marcial, não tem regra a não ser sobreviver, não é brincadeira e não é para quem tem estômago fraco e medo de sangue.

    Não é esporte porque nenhum objetiva matar. Não é arte marcial porque não segue nenhuma filosofia bonita de evolução espiritual. Não tem regra porque o único objetivo absolutamente válido é não morrer e, se possível, não ser gravemente ferido. Não é brincadeira porque instrumentos vulnerantes devem estar nas mãos de adultos. Não é para quem tem medo de violência porque sempre resulta, na melhor das hipóteses, em alguém bastante ferido.

    Portanto, quem não se enquadra na realidade acima não deve usar lâminas para se defender, já que estas são muito mais difíceis de manipular do que uma arma de fogo. Atirar é muito mais fácil do que cortar; você não precisa chegar perto do agressor e nem sente a carne sendo cortada com o sangue escorrendo ou até jorrando. Numa frase simples: combate com faca não é prática para espíritos sensíveis.



    Faca ideal

    Isso posto, é preciso escolher uma faca adequada. Apesar do tamanho da lâmina não ser o fator mais importante, nenhuma faca séria de luta tem menos de quatro polegadas e meia de comprimento. Por outro lado, portar uma faca com mais de sete polegadas não é muito confortável. Assim, penso que um tamanho médio de seis polegadas de lâmina é o ideal para qualquer circunstância.

    Por outro lado, uma peça pouco reflexiva chama bem menos a atenção e sempre é menos visível que uma faca bem polida, já que a discrição no uso é sempre conveniente.

    Além disso, um instrumento de luta deve ter uma lâmina bem afiada e de fio duplo, mesmo que parcial, para permitir uma adequada penetração em golpes perfurantes. Embora os golpes perfurantes sejam o último recurso e até aplicados para finalizar a contenda, o que realmente assegura sua eficiência é o fio e não apenas a ponta aguçada. Os antigos samurais japoneses sabiam bem disso e só aplicavam golpes perfurantes para terminarem com o assunto, pois a utilização pretendida da lâmina é, prioritariamente, para cortar e não perfurar. Perfurar pode implicar em travar a faca, seja na musculatura ou mesmo na ossatura, o que certamente ensejaria na dificuldade de extração da mesma para o combatente, fazendo com que este perdesse segundos preciosos durante a luta.

    Ademais, a empunhadura deve ter uma pega firme que não escorregue, mesmo com a mão molhada. Os melhores materiais são as borrachas, mesmo as sintéticas, o marfim e algumas ligas de alumínio rugoso ou lixado para dar o efeito de “língua de gato”, como acontece com as facas Gerber Mark I e II. Não fosse a questão ecológica que envolve o uso do marfim de elefante, este é o melhor material orgânico que existe para encabar uma faca, já que as madeiras via de regra são escorregadias em situações extremas.

    O pomo também é muito importante numa lâmina de combate, porque os golpes não são apenas cortantes ou perfurantes, mas também contundentes, daí porque a base deve ser metálica para atingir a cabeça do agressor com eficiência.

    Finalmente, a bainha deve permitir um saque rápido sem a existência de travas ou artifícios que impeçam a rápida disponibilização da faca numa situação de defesa. A não ser que você vá pular de pára-quedas com sua faca ou mergulhar, não há a necessidade dela estar presa com dispositivos de segurança que impeçam sua perda. O ideal é uma bainha que prenda a faca por leve pressão, permitindo sua saída sem esforço. Por outro lado, se você for desses camaradas que gostam de brigar “saindo no tapa”, é melhor não usar lâminas pois estas não são para moleques, mas sim para homens que agem apenas quando reações sérias são necessárias.



    Posição e empunhaduras

    Toda posição de luta deve ser visando deixar a menor parte do corpo exposta, principalmente os órgãos vitais. Nesse sentido, as colocações laterais se prestam a uma boa proteção, desde que a faca não fique atrás do próprio corpo, a não ser nos ataques de surpresa quando o objetivo é não deixar clara a intenção pretendida. Isso se aplica particularmente nas ações de comando para silenciar sentinelas.

    Existem três empunhaduras básicas para usar uma faca: a sabre, a florete e a invertida.

    A sabre se presta para as empunhaduras de bom tamanho, com o polegar no dorso do cabo e lâmina com o fio simples na posição vertical e ponta para frente. Tal posição permite golpes cortantes bem angulados.

    Na florete a posição do fio é horizontal com ponta para frente e é adequada para as facas que têm fio duplo. Os ângulos de corte também são eficientes e a vantagem de tal empunhadura é que se presta também para as facas de fio simples. Neste caso, a única observação é que o fio deve sempre ficar para dentro, já que todos os golpes cortantes(em qualquer posição) são para encontrar resistência na palma da mão e não nos dedos, sob pena da lâmina cair no primeiro impacto.

    A invertida consiste em segurar a faca com a ponta para baixo e, nas facas de fio simples, com este voltado para frente. Embora permita estocadas muito violentas tanto de cima para baixo como de lado, nas ações de corte o alcance é bem limitado. É uma posição adequada para o combate a curtíssima distância.

    Em qualquer das empunhaduras, nos golpes perfurantes a guarda serve como freio para bloquear o deslizamento da mão.

    Movimentos básicos

    Os movimentos básicos são aqueles do denominado X, ou mesmo da “pizza”. Consistem em linhas de ataque que percorrem um caminho que traça no ar um verdadeiro X, ou até o desenho de uma pizza partida em pedaços.

    O treinamento se efetua em desenhar linhas a serem seguidas, de preferência diante de um espelho para você mesmo corrigir eventuais posições erradas, e efetuar o trajeto com a faca de modo lento e, gradualmente, aumentar a velocidade até alcançar uma rapidez que faça a lâmina “assobiar”, pois a velocidade e o ângulo de incidência é que tornam o corte eficiente, e não a “força” do mesmo. O ângulo deve ser circular ou como o movimento de garra de um felino atacando. Ressalte-se que tais exercícios não devem ser feitos com facas reais, mas sim com réplicas de espuma ou borracha, a fim de se evitarem acidentes perigosos para você mesmo. Somente especialistas devem usar lâminas reais em treinamentos de ataque e defesa. Uma boa tática para especialistas sentirem o golpe atingindo o alvo, é usar facas sem qualidade em pneus velhos pendurados.

    Com relação às estocadas, a regra é efetuá-las como um bote de cobra, quer dizer, avançar e recuar após atingir o alvo, já que deixar a faca à disposição do oponente possibilitará que ele a arrebate.

    Depois de uma boa prática nesses movimentos, você pode arrumar um parceiro para treinar golpes de ataque e defesa, combinados com seqüências que simulem deslocamentos que poderiam ocorrer na prática num combate real, incluindo também bloqueios e esquivas. As combinações são muitas, mas a montagem de seqüências e sua memorização ajudam o condicionamento para uma reação rápida numa situação verdadeira. Evidentemente e por razões óbvias, tal treinamento deve ser feito com facas de borracha ou espuma.

    Após adquirir uma boa destreza com sua mão forte, você deve fazer o mesmo com a outra a fim de poder utilizar ambas se necessário. É importante o uso ambidestro da faca, pois numa situação real sua mão forte pode ser ferida e ficar imobilizada, sendo imprescindível a utilização da outra.



    Pontos vulneráveis

    Embora o corpo humano tenha vários pontos vulneráveis, com órgãos e artérias importantes os quais, se atingidos, podem levar à morte, num combate há dois pontos principais cujo alcance tem resultado fatal: o pescoço e a traquéia.

    Tanto um como outro estão muito expostos e abrigam valiosos vasos sanguíneos que, se seccionados ou perfurados, ocasionam a morte imediata ou em poucos segundos. Fala-se muito no coração e nas grandes artérias do interior do corpo, como a femural ou abdominal, mas todos esses pontos estão muito por dentro e só podem ser atingidos em golpes profundamente perfurantes que vão com certeza travar a lâmina na musculatura retesada ou na ossatura torácica, no caso do coração. Você até pode matar o oponente, mas sua faca ficará presa impedindo sua reutilização imediata no caso de um segundo agressor estar por perto.

    As têmporas são bons alvos para pancadas com o pomo da faca; um corte na testa acima dos olhos impede o agressor de ver por causa do sangue que escorrerá nos mesmos; e as mãos também sangram bastante, podendo afetar o estado psicológico de alguém mais “delicado”.

    Enfim, na prática o que vale é o que funciona e não o que a teoria diz que funciona. Uma coisa é cortar a garganta de um gigante de dois metros de altura, tão exposta quanto a de um homem de um metro e meio de altura; outra bem diferente é querer atingir o coração desse mesmo gigante, por trás de uma enorme massa muscular peitoral.

    Conclusão:

    Não há vitoriosos num confronto com facas, mas apenas sobreviventes. Não há orgulho em matar um ser humano, muitas vezes um combatente que você nem conhece e nem tem razões para odiar, mas apenas a necessidade de matar ou ser morto. Reze para evitar o embate, mas se for o caso aniquile ou neutralize o inimigo o quanto antes, pois quanto mais rápida for sua ação menor a possibilidade dele reagir, principalmente se o mesmo estiver com arma de fogo. A surpresa é o maior trunfo em qualquer circunstância e, para tanto, um espírito determinado é fundamental.

    Mas lembre-se: se você não estiver preparado, técnica e psicologicamente, é melhor não usar facas. Use uma espingarda.

    Link

    Proximo:Fundamentos de Tiro.


    Última edição por Chaos em Sex 05 Nov 2010, 1:44 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Esqueci de colocar o Link)
    avatar
    Imbróglio
    Omnipotente
    Omnipotente

    Mensagens : 2230
    Sporebucks : 2219
    Reputação : 31
    Data de inscrição : 01/12/2009
    Idade : 24

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Imbróglio em Sex 05 Nov 2010, 2:15 pm

    me explique porque é que eu iria querer ler isto tudo.
    avatar
    abc_guy
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 713
    Sporebucks : 637
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/06/2010
    Idade : 19
    Localização : Sentado em meu trono em Anafalíopi comandando exércitos Drakianos.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por abc_guy em Sex 05 Nov 2010, 2:56 pm

    legal, já sei como usar uma faca de um modo mais eficaz.... hehe, não que eu queira matar alguém...
    avatar
    [DD]Drakkar
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 775
    Sporebucks : 464
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 03/12/2009
    Idade : 20
    Localização : Em algum lugar na sua casa.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por [DD]Drakkar em Sex 05 Nov 2010, 8:27 pm

    Isso, por acaso, não é ilegal? õ_õ
    avatar
    Kayяo¹
    Lenda universal
    Lenda universal

    Mensagens : 1195
    Sporebucks : 953
    Reputação : 2
    Data de inscrição : 30/08/2010
    Idade : 19
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Kayяo¹ em Sex 05 Nov 2010, 8:31 pm

    Ok cara, vai ter tipo um concurço mortal de lutas de faca? o nome seria Mortal Knife?
    realmente não tem nada de util ou divertido nisso ai.
    avatar
    Gold Dragon
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 993
    Sporebucks : 1027
    Reputação : -1
    Data de inscrição : 31/03/2010
    Idade : 18
    Localização : As vezes no centro da galáxia,as vezes no braço da Terra.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Gold Dragon em Sex 05 Nov 2010, 8:34 pm

    Cara queria saber se você acha que um cara preguiçoso como eu vou ler um texto enorme desse.Mai não vejo muita últilidade no tópico.
    avatar
    [SCAR] Gui! coelho
    Lenda universal
    Lenda universal

    Mensagens : 1691
    Sporebucks : 1918
    Reputação : 27
    Data de inscrição : 23/11/2009
    Idade : 22
    Localização : -21.7882681,-46.5625

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por [SCAR] Gui! coelho em Sex 05 Nov 2010, 9:16 pm

    [DD]Drakkar escreveu:Isso, por acaso, não é ilegal? õ_õ
    Ilegal na internet? Tinha que ser jogador de GC.
    Acho inútil ensinar movimentos com armas em texto. É tipo ser cego.


    ________________________________________________
    SE FOR USAR TU SAIBA COMO CONJUGAR!
    avatar
    Kayяo¹
    Lenda universal
    Lenda universal

    Mensagens : 1195
    Sporebucks : 953
    Reputação : 2
    Data de inscrição : 30/08/2010
    Idade : 19
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Kayяo¹ em Sex 05 Nov 2010, 9:29 pm

    [SCAR] Gui! coelho escreveu:
    [DD]Drakkar escreveu:Isso, por acaso, não é ilegal? õ_õ
    Ilegal na internet? Tinha que ser jogador de GC.
    Acho inútil ensinar movimentos com armas em texto. É tipo ser cego.
    Claro que tem coisas ilegias na internet, ou voce acha que internet é terra de ninguem?
    avatar
    tcm_1
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 664
    Sporebucks : 709
    Reputação : 21
    Data de inscrição : 22/01/2010
    Idade : 19
    Localização : Recife/PE

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por tcm_1 em Sex 05 Nov 2010, 9:35 pm

    É terra de ninguem sim, por que você acha que ainda tem Pirataria e Etc na Net -.-
    avatar
    Kayяo¹
    Lenda universal
    Lenda universal

    Mensagens : 1195
    Sporebucks : 953
    Reputação : 2
    Data de inscrição : 30/08/2010
    Idade : 19
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Kayяo¹ em Sex 05 Nov 2010, 9:39 pm

    Claro que não, voces realmente acha que internet é mesmo terra de ninguem?
    Revigou sabe exatamente onde é sua casa só com endereço IP, cometer um crime aqui é como cometer um crime lá fora, se for visto já era cara.
    avatar
    [SCAR] Gui! coelho
    Lenda universal
    Lenda universal

    Mensagens : 1691
    Sporebucks : 1918
    Reputação : 27
    Data de inscrição : 23/11/2009
    Idade : 22
    Localização : -21.7882681,-46.5625

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por [SCAR] Gui! coelho em Sex 05 Nov 2010, 10:52 pm

    Kayяo¹ escreveu:
    [SCAR] Gui! coelho escreveu:
    [DD]Drakkar escreveu:Isso, por acaso, não é ilegal? õ_õ
    Ilegal na internet? Tinha que ser jogador de GC.
    Acho inútil ensinar movimentos com armas em texto. É tipo ser cego.
    Claro que tem coisas ilegias na internet, ou voce acha que internet é terra de ninguem?
    mimimi é terra de ninguem, a unica lei que tentaram implementar no Brasil desistiram faz tempo de conseguir colocar ela em vigor, tanto que na internet você não precisa de visto nem nada para visitar sites de outro país. Se estivessemos na China tudo bem, mas não estamos.
    Eu juro que ri de você falando que cometer crime na internet é levado a sério husauhasuhsa. vainessa.


    ________________________________________________
    SE FOR USAR TU SAIBA COMO CONJUGAR!
    avatar
    Kayяo¹
    Lenda universal
    Lenda universal

    Mensagens : 1195
    Sporebucks : 953
    Reputação : 2
    Data de inscrição : 30/08/2010
    Idade : 19
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Kayяo¹ em Sex 05 Nov 2010, 11:00 pm

    ok, vai nessa que não é levado a serio.
    e alias voce vai estar cometendo um crime, é como cometer um crime real e escapar, vai tar na sua conciencia que aquilo foi um crime.
    avatar
    abc_guy
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 713
    Sporebucks : 637
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/06/2010
    Idade : 19
    Localização : Sentado em meu trono em Anafalíopi comandando exércitos Drakianos.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por abc_guy em Sex 05 Nov 2010, 11:46 pm

    Kayяo¹ escreveu:Claro que não, voces realmente acha que internet é mesmo terra de ninguem?
    Revigou sabe exatamente onde é sua casa só com endereço IP, cometer um crime aqui é como cometer um crime lá fora, se for visto já era cara.
    Revigou???????????

    E tu acha que levam a sério os crime na net? Eu posso te ameça de morte, que não me acontece nada, bem Brasil é o inferno(depois de Anafalíopi)
    avatar
    R.S.J
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 813
    Sporebucks : 880
    Reputação : 6
    Data de inscrição : 24/11/2009
    Idade : 21
    Localização : São Carlos - SP

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por R.S.J em Sex 05 Nov 2010, 11:53 pm

    Ai ai, quantas vezes o mephit tera que falar? O Mephit nunca tem razão, mas é verdade o que ele diz agora.

    Internet é terra de ninguem, acha mesmo que alguma pessoa vai vir num forum e ver que tem um topico ilegal e prender todo mundo?
    Nem se fosse sobre o trafico de drogas. Internet é realmente uma terra de ninguem. Ou acha que o 4chan é o que? Vejam o bom exemplo, lá é cheio de pedofilia e nada ;D
    E varios outros sites de torrents, torrent é algo ilegal (aka pirataria) e mesmo assim, nada.


    Última edição por R.S.J em Sab 06 Nov 2010, 3:03 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    abc_guy
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 713
    Sporebucks : 637
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/06/2010
    Idade : 19
    Localização : Sentado em meu trono em Anafalíopi comandando exércitos Drakianos.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por abc_guy em Sab 06 Nov 2010, 12:08 am

    Tudo culpa do tal ser humano "civilizado" que é completamente descivilizado.... Se o ser humano não existisse.... Seria tudo muito melhor.
    avatar
    R.S.J
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 813
    Sporebucks : 880
    Reputação : 6
    Data de inscrição : 24/11/2009
    Idade : 21
    Localização : São Carlos - SP

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por R.S.J em Sab 06 Nov 2010, 12:21 am

    Dragongutz escreveu:Tudo culpa do tal ser humano "civilizado" que é completamente descivilizado.... Se o ser humano não existisse.... Seria tudo muito melhor.

    que merd' isso tem haver lol?
    avatar
    Vinnie The Metal
    Recruta espacial
    Recruta espacial

    Mensagens : 564
    Sporebucks : 519
    Reputação : 2
    Data de inscrição : 11/07/2010
    Idade : 21
    Localização : cu do cu

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Vinnie The Metal em Sab 06 Nov 2010, 4:49 am

    Hurroo, hurroo. Parece que eu fui o único que leu tudo!
    Estou me preparando para uma possível invasão de qualquer coisa '-' ...sabe... precaução =3
    avatar
    DerpBlue
    Recruta espacial
    Recruta espacial

    Mensagens : 526
    Sporebucks : 451
    Reputação : -10
    Data de inscrição : 12/09/2010

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por DerpBlue em Sab 06 Nov 2010, 7:08 am

    Esse tópico foi útil, agora sei como usar uma faca para me defender, além de que no Brasil, se não tiver arma, tá morto cara: estou treinando atirar facas em um alvo, e também lutando com meu irmão (mas sem faca, apenas um graveto) para treinar...

    E quanto a isso de crimes na net, qualquer um pode hackear e trollar que nada acontece, então seu cocô, eu peguei 100 reais da sua conta. E agora? O que vai fazer hein? Palhaço.
    avatar
    Chaos
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 850
    Sporebucks : 816
    Reputação : 4
    Data de inscrição : 10/04/2010
    Idade : 19
    Localização : algum lugar nos quintos dos infernos,caçando emos.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Chaos em Sab 06 Nov 2010, 10:21 am

    Acho que isso vai ser util no apocalipse(talvez no zumbi tambem),se você não tiver uma pistola/espingarda,e vier um manolo te roubar seus suprimentos...A primeira coisa que eu faria antes de ler isso aqui naquele site,foi que eu apunhalaria ele no coração/perto dos pulmões/arterias importantes.Agora eu sei que é só atacar o pescoço...
    avatar
    abc_guy
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 713
    Sporebucks : 637
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/06/2010
    Idade : 19
    Localização : Sentado em meu trono em Anafalíopi comandando exércitos Drakianos.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por abc_guy em Sab 06 Nov 2010, 10:22 am

    R.S.J escreveu:
    Dragongutz escreveu:Tudo culpa do tal ser humano "civilizado" que é completamente descivilizado.... Se o ser humano não existisse.... Seria tudo muito melhor.

    que merd' isso tem haver lol?
    tudo, se o ser humano é inteligente, ele faz todas essas bostas, se é burro, nem faz nada
    avatar
    Gold Dragon
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 993
    Sporebucks : 1027
    Reputação : -1
    Data de inscrição : 31/03/2010
    Idade : 18
    Localização : As vezes no centro da galáxia,as vezes no braço da Terra.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Gold Dragon em Sab 06 Nov 2010, 10:23 am

    Chaos escreveu:Acho que isso vai ser util no apocalipse
    Cara se o apocalipse não começo,vai demorar de mais.Ate lá a gente vai tar no caixão.
    avatar
    [DD]Drakkar
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 775
    Sporebucks : 464
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 03/12/2009
    Idade : 20
    Localização : Em algum lugar na sua casa.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por [DD]Drakkar em Sab 06 Nov 2010, 2:24 pm

    Não falei do tópico. Falei do combate com facas. E foi uma pergunta retórica. Neutral
    avatar
    Emeryn
    Lenda Tribal
    Lenda Tribal

    Mensagens : 379
    Sporebucks : 359
    Reputação : 3
    Data de inscrição : 23/04/2010
    Idade : 21
    Localização : Macapá AP

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Emeryn em Sab 06 Nov 2010, 2:43 pm

    Ele disse quando ocorrer o apocalipse.
    Eu não acredito em merd' de apocalipse
    avatar
    abc_guy
    Capitão Galáctico
    Capitão Galáctico

    Mensagens : 713
    Sporebucks : 637
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 05/06/2010
    Idade : 19
    Localização : Sentado em meu trono em Anafalíopi comandando exércitos Drakianos.

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por abc_guy em Sab 06 Nov 2010, 5:19 pm

    O que? tamu perto de 2012 e tu não ta preocupado, a é né, não vo mais te emprestar uma faca de cozinha quando chega 2012, muito menos meu facão
    avatar
    Vinnie The Metal
    Recruta espacial
    Recruta espacial

    Mensagens : 564
    Sporebucks : 519
    Reputação : 2
    Data de inscrição : 11/07/2010
    Idade : 21
    Localização : cu do cu

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Vinnie The Metal em Sab 06 Nov 2010, 6:54 pm

    Dragongutz escreveu:O que? tamu perto de 2012 e tu não ta preocupado, a é né, não vo mais te emprestar uma faca de cozinha quando chega 2012, muito menos meu facão
    Affe, 2012 é apenas algo a ver com as marés que vão subir mais que o normal e inundar lugares ¬¬

    Conteúdo patrocinado

    Re: Resumo instrucional de combate com facas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 24 Nov 2017, 11:42 am